Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

NOITE DE EMOÇÃO MARCA A INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DA SEDE DA APAE DE ORLEANS

Em uma noite de muita emoção, a APAE de Orleans inaugurou as obras de reforma, ampliação e modernização de sua sede. Homenagens aos que fizeram parte da história ao longo da trajetória de 36 anos e apresentações dos alunos deram o tom à cerimônia realizada nesta quarta-feira (12), reunindo a família APAEana, a comunidade e lideranças regionais e estaduais.

Entre os presentes, estava o presidente da APAE de Orleans, Lorenço Ascari Júnior; a diretora da Escola Especial Lar da Esperança, Fabiana Martins Hoffmann; o prefeito Jorge Luiz Koch; o vice-presidente da Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina – FEAPAES/SC, Ricardo Stanguerlin; a assessora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Alesc, Janice Aparecida Steidel Krasniak; a conselheira das APAEs da Região das Encostas da Serra, Arlene Maria de Aguiar Galvane; e o autodefensor e aluno da APAE de Orleans, Sidnei Porfírio.

A cerimônia foi iniciada com uma apresentação dos alunos da Escola Especial Lar da Esperança, entidade mantida pela APAE de Orleans, contando um pouco da história, enaltecendo as pessoas que passaram pela instituição e fizeram com que todas as conquistas fossem possíveis. As apresentações Anjo e Árvore da Vida, com a participação de alunos e colaboradores, também foram realizadas, emocionando a todos os presentes.

“A partir do momento em que a gente cruza os portões da APAE, não somos mais as mesmas pessoas. Todas as pessoas que fazem parte da diretoria o que eles sentem ao realizar suas funções de forma voluntária, eles irão falar a mesma coisa, que se transformaram. Este é o sentimento que nos envolve”, afirmou o presidente da APAE de Orleans, Lorenço Ascari Júnior.

“Que bom que conseguimos fazer com que este sentimento se multiplicasse. Isso é excelente. Não há palavras para expressar. Utilizamos a palavra gratidão. Costumamos falar que a APAE tem a capacidade de multiplicar amor e é isso que estamos fazendo aqui hoje. Agradeço de coração a todos que ajudaram, a obra está linda. A estrutura que temos aqui hoje, buscamos tudo o que há de melhor para trazer para Orleans. Não é à toa que somos referência no estado e reconhecidos nacionalmente”, acrescentou.

Na ocasião, o vice-presidente da FEAPAES-SC, Ricardo Stanguerlin, ressaltou o sentimento de orgulho. “A APAE de Orleans é muito prestigiada e já divulgou o nome APAE para o Brasil inteiro, não é apenas uma referência no estado, mas em todo o país. Como não poderia ser diferente, após tanto trabalho e comprometimento, a emoção predomina nesta noite. Quando colocamos o bem a serviço do próximo, como é o caso dos APAExonados, sentimos a razão de ser e de viver. Por isso, a palavra hoje é gratidão a esta comunidade que se une em prol da causa da APAE. Parabéns a todos vocês, que são motivo de orgulho para a FEAPAES-SC”.

Para a assessora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, Janice Aparecida Steidel Krasniak, ver o trabalho desenvolvido com tanto comprometimento é motivador. “Sempre que possível, faço questão de participar dos eventos da APAE de Orleans, pois me motiva ver a dedicação de todos os profissionais, que se dedicam diariamente em prol das pessoas com deficiência. Lorenço, você é meu amigo e te admiro muito pelo trabalho e dedicação. O Lorenço não tem horário. Quando busca um benefício para a APAE, ele não descansa até conseguir. Hoje, os aplausos são para você e para toda a equipe APAEana de Orleans. Sucesso sempre!”.

 

Os ex-presidentes presentes, os membros da diretoria e os voluntários receberam um doce de presente dos alunos, acompanhados dos profissionais da APAE, como forma de agradecimento pelo trabalho desenvolvido e pelos momentos de dificuldades e desafios vencidos.

O diretor de patrimônio e engenheiro civil responsável pelo projeto, Jeferson Baggio Scremin, também foi homenageado. “O sentimento de gratidão e emoção ao ver tudo pronto. Muitos foram os desafios, mas buscamos sempre cumprir todas as metas e prazos com muito trabalho, comprometimento e responsabilidade, adaptando sempre com o intuito de proporcionar o melhor atendimento aos alunos. Isso é mérito de todo”, afirmou.

Para encerrar, o presidente da APAE de Orleans, Lorenço Ascari Júnior, e a diretora da Escola Especial Lar da Esperança, Fabiana Martins Hoffmann, acompanhados dos alunos Diomar Schmoller Frasson e João Ricardo Coan Aluno e da mãe de João Ricardo, Jucelia Dorigon Coan, descerraram a placa de inauguração e cortaram a fita inaugural sob a bênção do pároco da Paróquia Santa Otília de Orleans, padre Marcelo Wiggers Buss. Em seguida, a comunidade foi convidada a conferir de perto a obra entregue, com cachorro-quente, pipoca e bolo servidos a todos e música animando os presentes, que dançaram e se divertiram.

 

obre a obra – Uma área de 365 metros quadrados foi construída, com investimentos provenientes de doação da população e também do apoio do poder público. A nova estrutura conta com cinco salas para atendimentos específicos que formam uma Clínica Integrada Modelo com o que há de mais moderno. No local, fica integrada a atuação dos profissionais da área da saúde (médico, odontólogo, fonoaudióloga, assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional e fisioterapeutas).

Há, ainda, um espaço exclusivo para os alunos da estimulação essencial. Além disso, três banheiros com acessibilidade (feminino, masculino e um com banheira para as crianças da estimulação essencial), garagem para estacionar veículos e cadeiras de rodas, um parquinho de diversão adaptado para os alunos e um jardim sensorial também fazem parte do projeto, que foi elaborado para atender às necessidades da APAE para os próximos 25 anos.

“Quando pedimos e recebemos, sabemos que as doações são com amor, pois as pessoas sabem que o dinheiro será aplicado de forma transparente. Nesta estrutura apresentada hoje, foram investidos pouco mais de R$ 693 mil. Evidentemente, ainda há muito a ser feito, algumas alterações, mais materiais para serem adquiridos. Esperamos fechar a prestação de contas com o custo total da obra em março de 2019 e divulgar para a imprensa e em nossas redes sociais para que essas informações cheguem a cada um que contribuiu. Projetamos gastar quase R$ 1 milhão. Isso é fruto do trabalho de cada um”, concluiu o presidente Lorenço.

FONTE DO TEXTO: Portal Sul In Foco

Endereço:
Rua Felipe Schmidt, 303 - Edifício Dias Velho - Sala 805 • FLORIANÓPOLIS • SC
E-mail:
federacao@apaesc.org.br
Telefone:
(48) 33336619