A instituição surgiu pelo anseio da sociedade mondaiense e da necessidade de atendimento especializado ao portador de necessidades especiais que residiam neste município.
Reuniram-se, no entanto, no dia 05 de Dezembro 1994 na Casa da Cultura de Mondai, os pais, políticos e amigos dos excepcionais, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, da Prefeitura Municipal e da Federação estadual das APAES do Estado de Santa Catarina, com o intuito de fundarem a ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE, para que as pessoas portadoras de necessidades especiais pudessem ter um local apropriado para desenvolver atividades como também terem um convívio social.
Assim dia 5 de dezembro de 1994 foi eleita a 1ª Diretoria e fundou-se a APAE de Mondai tendo por nome ESCOLA ESPECIAL RAIO DE SOL-APAE de Mondaí .
O empenho de políticos, pais e amigos foi bastante grande, pois havia poucas APAEs em toda região. Aos poucos foi se encaminhado a documentação para legalizar o funcionamento da entidade. Muitas pessoas amigas, voluntárias e membros da primeira diretoria eleita dedicaram por muitas vezes de seu tempo para ajudar a organizar o funcionamento da entidade com também a organização de toda a parte burocrática para poder funcionar legalmente.
Foi então cedido pela Prefeitura Municipal, o Prédio do antigo CEBEM, para servir de cede de seus trabalhos.
No começo poucos excepcionais freqüentavam a instituição um total de 12 alunos.
O trabalho pedagógico baseava-se na ocupação dos alunos, pois o movimento apaeano era algo bastante novo. Poucos cursos eram proporcionados para capacitação e atualização dos professores. Os alunos desenvolviam trabalhos artísticos e manuais, para seu uso comum ou comercializado na cidade.
Com a assinatura de convênios e novos investimentos por parte das esferas publicas o trabalho começou a tomar novos rumos.
Hoje, 2014, conta com uma matricula de 64 alunos, onde alem do atendimento pedagógico, contam com atendimentos na área da saúde e assistência social, prestados por uma equipe de 18 profissionais.
Hoje presta um trabalha de excelência tanto para os alunos como também a suas famílias.