Apae
11/09/2009
Link copiado com sucesso!!!
APAE de Ipira: inclusão e acessibilidade na Semana Nacional do Excepcional |
Entre os dias 21 a 28 de agosto foi celebrado em todo o país a Semana Nacional do Excepcional, neste ano com o tema Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual.
Em Ipira, a APAE desenvolveu várias atividades durante a semana, todas elas voltadas para a integração e inclusão dos alunos com a comunidade. O objetivo da nossa equipe, foi fazer com que a Escola parasse suas atividades cotidianas durante essa semana, e junto com a comunidade discutir as questões relativas à pessoa com deficiência. Foi um momento importante para discussão, mobilização e informação; e isso possibilitou aprofundar o que é acessibilidade ao deficiente intelectual. Nós queremos dar a oportunidade de envolvimento e socialização, nossos alunos têm potencialidades que devem ser trabalhadas, e isso não depende apenas da escola, mas sim da mudança de atitude da sociedade num todo, aponta Renato Franke, diretor da APAE (Associação Pais e Amigos dos Excepcionais).
Dias 24 e 26 de agosto – exibição do filme: Meu pé esquerdo em escolas do Ensino Regular
Na segunda-feira, 24, a APAE de Ipira realizou atividades envolvendo os alunos do ensino fundamental e médio da Escola de Educação Básica Carlos Fries. Os participantes receberam material informativo entregue pelos alunos da APAE. Em seguida, os professores da Escola, falaram sobre o tema da campanha e exibiram o Filme: Meu pé esquerdo. Esta mesma atividade foi realizada com os alunos de 6ª a 8ª séries da Escola Municipal Hedi Klein Matzenbacher na quarta-feira, 26. Nossa intenção, foi fazer com que os alunos do ensino regular refletissem sobre o tema proposto e sobre as próprias dificuldades, já que o filme conta a história de superação de um deficiente físico. Além disso, temos vários alunos da APAE incluídos nestas unidades de ensino. É uma forma de melhorar ainda mais a interação entre esses estudantes, descreve Renato.
Dia 25, terça-feira - Pedágio informativo |
Já na terça-feira, 25, foi realizado um pedágio informativo. Os motoristas que passaram pela avenida principal na Cidade de Ipira foram abordados pelos alunos, professores, técnicos, pais, e voluntários da instituição. As abordagens foram feitas em frente à Prefeitura Municipal, com duas equipes, uma pela manhã e outra na parte da tarde. Com o apoio da Polícia Militar, foram entregues folders e adesivos da campanha, para aproximadamente 400 motoristas que passaram pelo local durante a parada.
Dia 27 - quinta-feira, Dia especial no Rancho Crioulo do Vô
Durante o dia 27, quinta-feira, os alunos da APAE tiveram um dia especial, no Rancho Crioulo do Vô, em Piratuba. O espaço possui ampla área de lazer, trilhas ecológicas, e ambiente fechado com capacidade para aproximadamente 75 pessoas. O local que foi cedido gratuitamente pelo proprietário Rivelino de Moura, conta também com um museu histórico de resgate da cultura gaúcha, com um acervo variado que pertence a seu pai, o senhor Darci de Moura. Os alunos foram recepcionados pela equipe da GS Produções e Eventos e pelo senhor Darci, que contou um pouco da história do rancho e da cultura gaúcha. Durante todo o dia, várias recreações foram oferecidas pela GS Produções e Eventos, como futebol de campo, futebol de sabão, trilha ecológica, piscina de bolinhas, cama elástica, entre outras. Ao meio-dia, foi servido almoço, feito por membros da diretoria, professores e colaboradores da APAE. Os participantes também receberam a visita da Integradora da Educação Especial, Eliane Sunti, da Gerente de Educação, Eunice Maria Mezzomo, ambas da GERED de Concórdia (Gerencia Regional de Educação), do Presidente da APAE, Rogério Spohr, e do Prefeito Municipal de Ipira, Francisco Maximino Machado de Aguiar.
Dia 28 - sexta-feira, Palestra com pais e comunidade
Encerrando a atividades alusivas a Semana Nacional do Excepcional, na sexta-feira (28), a APAE promoveu um encontro envolvendo os pais e a comunidade. O evento aconteceu no Espaço Cultural de Ipira, e contou com a presença registrada de 70 pessoas. Na abertura do encontro, as professoras da APAE, fizeram uma breve abordagem sobre vários assuntos: 'Inclusão Escolar', A Acessibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual, no Processo de Inclusão Escolar' e o Papel da Educação Especial, Escola e Família'. Dando continuidade, a Psicóloga da APAE, Francieli Benjamini, palestrou sobre o tema Pais e Filhos: Construindo relações. Em seguida, finalizando o encontro, o assessor pedagógico do município de Ipira, professor Cleodi Claudio Antonio Fabrin, palestrou com o tema Acessibilidade, Educação e Aprendizagem. Vale ressaltar que a palestra do dia contou com a participação do Prefeito Municipal de Ipira, Francisco Maximino Machado de Aguiar, o qual falou sobre a importância do assunto abordado. Após, os presentes foram convidados a participar de um coquetel de confraternização. De acordo com o presidente da instituição, Rogério Spohr, além da programação firmada no calendário escolar, a Semana Nacional do Excepcional, é uma chance exclusiva que as APAEs possuem para trabalharem assuntos relacionados a pessoa com deficiência. A APAE agradece a todos os colaboradores que possibilitaram a realização e o sucesso da Semana Nacional do Excepcional.
Renato Franke |