APAE de Joaçaba e SENAR parceiros em cursos de formação profissional
A APAE de Joaçaba em parceria com o SENAR elaboraram uma programação com diversos cursos a partir de março de 2010.
Os educandos da Escola Especial Frei Bruno/ APAE de Joaçaba, turmas do Setor de Educação Profissional: Qualificação para o Trabalho das professoras Idione Peccin e Nailce Morais e da Oficina Protegida Terapêutica, professora Benilde Finger receberam cursos dentro das Habilidades Específicas em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com o objetivo de ampliar e desenvolver competências através da pintura, artefatos de couro, reciclagem de pet, pães e biscoitos identificando habilidades para futuros encaminhamentos para o Mercado de Trabalho
O Curso de Pintura em Tecido realizado nos dias 8,9 e 10 de março, ministrado pela instrutora especializada Daniela Adriana Gomes de Lima. O Curso de Artefatos de Couro aconteceu em maio com a instrutora Barbara Elisabete de Oliveira Pogorzelski.
E o Curso de Pães e Biscoitos realizado em julho, dias 8 e 9 com a instrutora Neusa Pratto.
Aprender a fazer fazendo é o princípio metodológico do SENAR, que enfatiza a necessidade de atuação através de um processo de ensino onde a atividade prática se torna de vital importância à aprendizagem. Para isto, os locais escolhidos para a execução das ações sempre estão relacionados a uma situação real de trabalho, onde os treinados participam ativamente das ações mobilizando os conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas de forma a desempenhar as atribuições profissionais com competência e segurança, alcançando níveis esperados de produtividade.
A APAE a algum tempo já faz um trabalho de capacitação profissional das pessoas com deficiência, sendo integrante também na luta legal pela inserção, se tornando um expoente dessa luta. Uma das maiores conquistas sem dúvida foi a lei nº 8.213/91, que garante a reserva de cargos para pessoas com deficiência nas empresas com mais de 100 funcionários, onde essas vagas reservadas devem ser destinadas a pessoas com deficiência habilitadas ou reabilitadas, buscando sua inclusão no mercado competitivo das grandes corporações, incentivando a luta justa pelo trabalho e a qualificação profissional da pessoa com deficiência.