APAE de Otacílio Costa - Projeto higiene e alimentação
Sem Saúde não há vida
O projeto foi realizado nas dependências da escola de educação especial amigos para sempre APAE de Otacílio costa e envolveu pais, alunos e funcionários do dia 02/06 ao dia 15/06 durante a realização do mesmo foram realizadas palestras com dentista, nutricionista, psicóloga, Assistente social, peças de teatro pela coordenação do grupo de contadoras de historia da prefeitura municipal de Otacílio Costa, grupos de trabalho em sala de aula desenvolvido pelos professores da escola com o tema higiene e saúde, dia da beleza com cabeleireiros e manicures e para encerrar o projeto foi realizado o desfile dos alunos onde puseram em prática o que aprenderam no projeto elevando a auto-estima de todos.
O Projeto 'Sem saúde não há vida' coordenado pela Psicóloga Luciane WernerFerreira e assistente social Karla Rodrigues é uma proposta para possibilitar uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos, pois tratar de higiene, alimentação e saúde têm sido um desafio no que se refere à possibilidade de proporcionar um trabalho de conscientização relativo à higiene do corpo e ao asseio ambiental, para atenção em relação às crianças, aos jovens e aos adultos, em casa e na escola.
As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.
É preciso educar para a saúde e autonomia, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola e da família. Em se tratando de educar para higiene corporal e hábitos alimentares, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem dos familiares, da escola e do próprio corpo.
Orientar a família para uma rotina de hábitos de higiene e alimentação se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que 'saber' seja extensivo a todos; é preciso facilitar para que o aluno e os pais se apropriem do conhecimento científico a respeito do próprio corpo e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o mesmo.
Com o objetivo de estimular confiança e autonomia dos alunos a fim de sentirem-se aceitos, ouvidos, cuidados, amados e seguros para seu desenvolvimento pessoal e social possibilitando desde cedo efetuar escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorecendo o desenvolvimento da auto-estima para que os alunos se sintam confiantes e felizes.