Apae
18/04/2011
Link copiado com sucesso!!!
APAE de Porto União tem alunos aprovados no Projeto De Educação de Jovens e Adultos – EJA
O início do ano veio marcado por muita emoção e concretização de um grande sonho para a APAE de Porto União. Nos dias 24 de fevereiro e 1º de março alunos da instituição participaram da prova de nivelamento, que indicaria a capacitação desses para a segunda etapa de alfabetização implantada pelo Projeto EJA – Educação de Jovens e Adultos, implantado pela Secretaria Municipal de Educação de Porto União.
O projeto EJA teve início em 2010, sendo realizado em todas as escolas do município, seu objetivo é erradicar o analfabetismo da região. O projeto possui dois segmentos. O primeiro é o ensino de 1ª a 4ª série, e o segundo é o ensino de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, seguindo nas séries finais da disciplina de Língua Estrangeira, oferecendo certificados aos alunos após a conclusão.
Na APAE de Porto União, o EJA vem a atender a idéia da inclusão social, das pessoas com necessidades educacionais especiais, propondo uma nova reestruturação do sistema educacional. Este teve inicio na Instituição Especializada em Educação Especial Antonieta Nogueira Soares – IEEE, no início de 2010. Hoje, são 32 alunos que participam do projeto. Os alunos recebem atendimento na própria sede da APAE com o auxílio de duas professoras, Profª Luana e Profª Fernanda, cedidas pela Secretaria Municipal de Educação. Para desenvolver o trabalho são realizadas atividades dinâmicas capazes de envolver os educandos ao conteúdo que está sendo aplicado. São utilizados recursos como: apostila, textos, cartazes, jogos e interação com a sociedade.
No início deste ano, os alunos da APAE participaram de um exame para saber se estavam capacitados para o segundo segmento do projeto. Foram cinco os alunos aprovados: Gisele, Luiz Nestor, Luiz Paulo, Rosa Maria e Viviane.
Para a Diretora da Escola, Leoni Maria Treml, a aprovação desses alunos significa a concretização de um sonho almejado. HÁ muito tempo sonhávamos com isso, agora juntamente com a Secretaria Municipal de Educação conquistamos mais esse objetivo da nossa Escola Especial. Por acreditar no potencial de cada um de nossos alunos é que lutamos para que isso acontecesse, valorizando a oportunidade que nos foi dada de mostrar a capacidade de desenvolvimento que eles têm afirma confiante, a diretora.
Esse projeto tem como principal benefício para os alunos da APAE a alfabetização, porém é mais do que isso, é a valorização dos direitos dos alunos com necessidades especiais para com a educação, tornando os capazes de atuarem numa sociedade mais justa e igualitária.
Franciele Vogel – Assessora de Comunicação da APAE de Porto União
Mais Informações: francielevogel@yahoo.com.br/ (42) 3522-2387