APAE de Videira - Rádio Educadora
O rádio é um veículo de grande atuação social e sem dúvida, é um veículo democrático e tem um papel importante na transmissão de conhecimentos. Através desta mídia, pessoas das mais diferentes culturas, têm acesso à informação e entretenimento.
Em muitas ocasiões, o rádio não está disponível para auxiliar a escola. Em suma, o projeto Rádio Educadora, amplia a possibilidade na melhoria da qualidade de comunicação, auxiliando no processo de transmissão e construção de conhecimentos. Além disso, cria condições para que os participantes tenham uma experiência problema antes de sua atuação; sobretudo educacional e até profissional. Um ponto positivo deste trabalho é a cumplicidade entre colegas e o interesse pelo tema, sendo que os alunos recebem uma série de estímulos externos neste processo, temas como drogas, sexo e violência entram pelo portão principal junto com os alunos, o que acaba fomentando e criando espaço para novas discussões. Sendo assim comunicação é, antes de tudo, um ato humano; não pode ser irreversível ou unilateral; comunicação é dialogo.
Portanto, programar a linguagem de rádio no processo de ensino cria uma nova alternativa para estimular a melhoria da qualidade de educação e de forma interdisciplinar, desencadeia a cooperação do corpo docente para com o discente, tornando o aprendizado mais prazeroso e interessante, onde alunos e professores encaram o rádio como um veículo de entretenimento, mas também de formação e informação. Até quem tem um mau relacionamento (professor X alunos), acabam de forma sincrética usando este meio em pro da educação.
DA METODOLOGIA
As aulas são ministradas, na Escola Especial Tia Ana no Bairro Farroupilha, do município de Videira, onde todo o processo empírico aplicado para o desenvolvimento deste projeto está alicerçado na Proposta Triangular.
Tendo em vista que existem caixas de som, as quais estão instaladas por todo o ambiente escolar, foi organizado um mini estúdio de programação no auditório da escola. Esse é operado pelas turmas correspondente em seus respectivos dias, de acordo com o horário das aulas de Artes.
Organizou-se juntamente com direção e coordenação da escola: o o que, o quando, o como e quais as turmas a ministrar os programas educativos. Estes com finalidade de fomentar a pesquisa entre os educandos.
Todas as turmas possuem acesso ao Laboratório de Informática, o qual é usado como alicerce para as pesquisas, que são de modo:
Ø Informativas;
Ø Curiosidades;
Ø Horóscopos;
Ø Humorísticas;
Além da informação é realizada uma prévia pesquisa do gosto musical dos educandos em questão. Assim a programação terá êxito total e sucesso garantido.
AGRADECIMENTOS
Agradeço de coração, a todos os amigos que confiaram neste trabalho, em especial a direção da escola na pessoa da senhora Jacqueline Gris e a orientação pedagógica na pessoa da senhora Marilza de Bortoli, ambas não mediram esforços para a realização deste projeto.
RECURSOS
Alunos e professores da Escola Especial Tia Ana.
*RECURSOS MATERIAIS
2 microfones com cabos
|
Cabo P10/rca 3m |
1 notebook |
1 caderno grande |
1 pedestal |
1 potência Cíclotron |
|
ESPAÇO FÍSICO
Uma sala qualquer e não há necessidade de isolamento contra ruídos.
ATT Iromar Santos