No dia 16 de agosto foi realizada Audiência Pública na ALESC onde foi discutido o ' Credenciamento e Funcionamento de Unidades de Educação Especial', com a participação de Diretores e Funcionários das APAEs, representações civis e membros da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Alguns tópicos do debate:
- Atualmente mais de 6.000 alunos em idade escolar com Deficiência Intelectual moderada, severa e profunda são invisíveis para o censo escolar.
- Meta 4 do Plano Estadual de Educação: a palavra 'preferencialmente' possibilita que os pais decidam em qual modalidade de ensino querem matricular seu filho.
- Implantação do Currículo Funcional Natural tanto nas Escolas Especiais quanto na Rede Regular de Ensino, visando contemplar integralmente o atendimento ao aluno.
No término da audiência foi criada uma comissão com diversas representações que continuarão os debates.
Registre-se que a proposta 'APAE Escola' apresentada pela FEAPAEs para o Conselho Estadual de Educação foi aprovado por unanimidade pelo Conselho, devendo agora cada APAE fazer individualmente seu pedido de credenciamento.