Curso de tecelagem e confecção de tapetes na APAE de Joaçaba
A arte em tear não deixa a desejar quando o assunto é novidade em modelos e técnicas. E isto os educandos da Escola Especial Frei Bruno/ Educação Profissional/ Qualificação para o Trabalho da professora Oneide Savi puderam conferir no curso especial faça você o tear.
A instrutora do SENAR Caroline Diana Mocilin, do município de Água Doce ensinou passo a passo como confeccionar cada detalhe das peças.
Para os educandos novatos nesta arte, a dica foi ficar atento as orientações da instrutora para aprender todos os detalhes da tecelagem em tear manual. Conhecer bem a nomencaltura, técnicas como a montagem do urdume (fios verticais), como tecer as duites (carreiras confeccionadas no tear com a navete), navete ou agulha (leva o fio) fazer o sumac, o arremate e, principalmente, noções básicas para definir o tamanho da peça a ser executada, os cálculos para obter a medida e quantidade de fios exatos a serem utilizados na confecção de uma peça são fundamentais para garantir um trabalho com qualidade e acabamento e sem erros que comprometem as etapas de execução.
Foram ensinadas técnicas básicas em tear de mesa- tecelagem: ponto liso na produção de tapete para chão. O material utilizado para no curso foi tesoura, agulha de crochê, pente grosso de madeira, rolo de fio e fita métrica.
Os educandos confeccionaram tapetes que vão servir para decorar suas casas. A coordenadora de cursos e projetos Eliza Piovesan enfatizou que os educandos devem compartilhar o aprendizado com a família visando com isto dar continuidade ao trabalho iniciado na escola.