Apae
18/07/2019
Link copiado com sucesso!!!
Com muita satisfação e prazer a Federação das APAES de Santa Catarina, sediou mais um grande congresso, o I congresso brasileiro de Prevenção de Deficiências a nível nacional, com o tema quebre Paradigmas: Evite Deficiências, realizado nos dias 15 a 17 de julho de 2019, no centro de eventos da UFSC, com muitos profissionais envolvidos e especialistas de todo o país apresentando e debatendo estratégias para a promoção da prevenção das deficiências. Profissionais das mais diversas áreas, órgãos de assistência social, saúde, educação, organizadores de defesa de direitos e atendimento as pessoas com deficiência, funcionários de APAEs, entre outros grupos em geral.
O congresso tem com o objetivo desenvolver, junto à comunidade, ações sobre os vários fatores de risco que podem causar deficiência e sensibilizar a sociedade sobre a sua responsabilidade na redução da incidência de deficiências. Atualmente, os programas elaborados pelas APAEs SC, é considerado pioneiro, atendendo as 195 APAES de Santa Catarina
Na solenidade de abertura do 1º Congresso Nacional de Prevenção de deficiências participaram as seguintes autoridades Vice Reitora Profa. Alacoque Lorenzini Erdamann, Dra da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Sr. Rubens Feijó Presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Sr. Ramom Tártari da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sr. Douglas Roberto Martins do Ministério Público Estadual (MPSC), e o presidente Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALESC, Deputado Dr. Vicente Caropreso e a Sra. Lorena S. Schmidt, Presidente FEAPAEs SC
Dentre os mais de 750 inscritos e convidados no congresso, tivemos muitos assuntos ligados a prevenção, grandes nomes importantes do segmento, palestrantes conhecidos por seus belíssimos trabalho e conhecimento. Dr. Dayan Siebra, Médico Ortomolecular e vascular, há 20 anos especialista e prova viva em mudanças relacionadas a Saúde e qualidade de vida, além de Máster Coach com Formação em Personal and Profissional Coaching, trouxe em sua Palestra a Aula Magna abrindo o Congresso.
A Prevenção Primária foi palestrada pelo Dr. Guilherme Collin, Médico Pediatra e Geneticista, graduado em Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (1985), Especialização – Residência médica (1986 – 1988) Faculdade Evangélica do Paraná Residência médica em: pediatria Número do registro: 15714. Especialização em genética humana (2004 – 2004) Pontifícia Universidade Católica do Paraná Título: Síndrome de Rubinow, Especialização em andamento em Síndrome de Down (2005 – Atual) União da Associação Educacional Sul Mato-grossense Título: Aprender e Comer. Atualmente é médico – maternidade Darcy Vargas, médico pediatra – núcleo de atendimento integral ao paciente especial, professor assistente da Universidade da Região de Joinville, médico do Centro Hospitalar UNIMED e médico do Hospital Dona Helena.
O Dr. Rui Fernando Piloto, Médico Geneticista e Biólogo, muito conhecido entre as APAES do Brasil, trouxe como assunto, os desafios diante da coordenação nacional de saúde e prevenção a onde esteve por grande tempo. Possui graduação em História Natural – Biologia pela Universidade Federal do Paraná (1969), graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (1973) e doutorado em Genética pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Genética do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Professor e Coordenador das Disciplinas BG-020 Genética Médica – Optativa – Medicina; BG-033 Temas Especiais de Genética Aplicados à Psicologia – Optativa – Psicologia; BG-037 Genética e Evolução – Medicina – Obrigatória. Responsável pelo Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas da UFPR. Diretor Científico da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), onde é realizado o Teste do Pezinho do Estado do Paraná. Coordenador Nacional de Prevenção e Saúde da Federação das APAES do Estado do Paraná (2012-). Vice Coordenador do Curso de Medicina da UFPR (2012-). Tem experiência na área de Genética Médica e Clínica, com ênfase no Aconselhamento Genético.
Tivemos como Convidada a Sra. Ana Maria Gonçalves Apolônio, Socióloga direto de Portugal trazendo um pouco sobre realidade e as formas de prevenção de deficiências em Portugal.
Falando sobre a Prevenção Secundária tivemos o Médico Pediatra e Neuropediatra Dr. Clay Brites, graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1998). Residência médica em Pediatria com especialização em Neurologia Infantil pela Santa Casa de São Paulo (1999-2003). Título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP-2003). Doutor em Ciências Médicas, área de concentração em Neurologia, pela UNICAMP (2018). Speaker do Instituto Neurosaber. Coordenador da ABENEPI – Núcleo Londrina (2010 -2013 e 2017- ), Presidente da ABENEPI-PR (2015-2017) e vice-presidente da ABENEPI-PR (2017- ). Palestrante, tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: TDAH, TEA, Transtornos de Desenvolvimento, neurodesenvolvimento, neurologia da aprendizagem, multidisciplinaridade e dificuldades escolares. Autor de livros, capítulos e artigos científicos, é palestrante em eventos presenciais, em lives e webinários e produtor/colaborador na estruturação de cursos e conteúdo do Instituto Neurosaber.
Entre as Palestras tivemos a oportunidade de conhecer diversos trabalhos de APAEs que apresentaram suas rotinas, seus desafios de prevenção diários, mostrando as suas propostas e trabalhos elaborados para se prevenir deficiências
Finalizando o Congresso, trazendo a importância em sua palestra Dr. Felipe Kalil Neto, abordou em sua palestra O Álcool e as Drogas, graduado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Residência Médica em Pediatria no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2010-2012). Especialização em Neurologia Infantil no Hospital São Lucas da PUCRS (2012-2014). Especialização em Epilepsia e Eletroencefalografia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) (2015-2016). Pós-Doutorado (em andamento) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS (2013-2016). Instrutor do módulo de neurologia do conceito neuroevolutivo Bobath. Atualmente, é pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer) do Rio Grande do Sul e atua como neurologista infantil no Hospital São Lucas da PUCRS e no Hospital Moinhos de Vento.
Com o apoio de parceiros, como a Sollo Brasil, a Sanville – Produtos ortopédicos e Terapêuticos, a Psicochop – Produtos psicológicos e Psicopedagógicos, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Educação Especial, e em especial a todos que comparecerem, nosso Congresso se tornou um Sucesso!
Parabéns a todos que participaram e engrandeceram este grande evento.
Um grande abraço
Lorena Starke Schmidt / Presidente FEAPAES SC
Jean Marcos Baumer/ Coordenador Estadual de Saúde e Prevenção