É com grande pesar e tristeza que recebemos na segunda-feira, dia 04 de Outubro de 2010 a notícia do falecimento do Professor Adilson Ventura, vítima de um câncer.
Adilson Ventura tinha 70 anos e era cego desde os treze anos de idade. Foi a primeira pessoa cega a cursar uma universidade no Estado de Santa Catarina, onde se formou em Pedagogia pela Universidade Estadual e em História pela Universidade Federal. Esteve à frente de importantes organizações como a Federação de Entidades de e para Cegos - FEBEC, da União Brasileira de Cegos – UBC, do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência – CONADEe daAssociação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais – ABEDEV que até a presente data, permanecia como Terceiro Vice-Presidente. Além disso, Ventura ocupou outros cargos em organizações internacionais no seguimento da pessoa com deficiência visual, como a Presidência da União Latinoamericana para Cegos – ULAC e membro da União Mundial de Cegos.
Sentimo-nos incapazes de encontrar palavras de consolo num momento como este, rezamos e pedimos a Deus que ampare seus familiares.
Registramos aqui os sinceros sentimentos da família apaeana catarinense.