Apae
12/11/2013
Link copiado com sucesso!!!
Concedida anualmente pela Assembleia Legislativa como reconhecimento aos que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol do estado, a edição deste ano da Comenda do Legislativo Catarinense foi outorgada a quatro empresas, dez instituições e 29 personalidades. A entrega das homenagens aconteceu na noite de quarta-feira (11), em Sessão Solene promovida no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.
Conduzindo a cerimônia, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Romildo Titon (PMDB), destacou o papel do Parlamento junto à sociedade e a importância da Comenda para o fomento das boas práticas sociais. Normalmente associado às funções de elaborar leis e fiscalizar as ações do Executivo, o Poder Legislativo também deve atuar no reconhecimento às pessoas e instituições que contribuem e fazem a diferença para o engrandecimento do nosso estado.
Já o presidente das Federações das Apaes de Santa Catarina, Julio Cesar de Aguiar, que falou em nome dos homenageados, afirmou que a Comenda recebida premia o trabalho desenvolvido por 17 mil alunos, 34 mil pais, 5 mil funcionários e 15 mil voluntários distribuídos por 195 unidades em todo o estado. 'Existe muita coisa boa acontecendo em nosso estado. E essa homenagem é muito importante, pois ressalta justamente isso, os bons exemplos que, tenho certeza, outros vão procurar imitar e isso vai representar muito para Santa Catarina'.
Sementes de excelência
Presente ao evento, o governador do Estado em exercício, Joares Ponticelli (PP), destacou a importância da solenidade, a 15ª edição consecutiva da qual participa. A entrega da Comenda é sempre uma sessão de gala para o Legislativo, o momento mais esperado pelos parlamentares. Uma noite de reconhecimento em que nos reunimos solenemente para fazer este gesto de agradecimento e gratidão. Muito obrigado por se doarem, por fazerem algo pela gente catarinense.
Representando as bancadas partidárias com assento no Parlamento estadual, falaram os deputados Luciane Carminatti (PT) e Dado Cherem (PSDB). Em seu pronunciamento, Luciane destacou que entre os homenageados estão representadas a força e a diversidade da sociedade catarinense. Entre eles, disse, estão empresas com preocupação social, entidades em defesa das mulheres, do voluntariado, do cooperativismo e de combate ao câncer, e também advogados, o primeiro mastologista do estado, uma estudante engajada, um professor universitário perseguido pela ditadura militar e o maior projetista de barcos do país. 'Cada um a seu modo e ao seu tempo, nas condições e compromissos que lhe são atribuídos, são destaques para Santa Catarina. E a Assembleia Legislativa quer, neste gesto singelo, retribuir a contribuição que cada um deles presta ao estado'.
Fazendo um histórico da criação da Comenda, Dado Cherem, explicou que a premiação foi instituída no ano de 2008, por meio da Resolução n0 002, visando unificar todas as homenagens concedidas pelo Parlamento estadual. Atualmente cada parlamentar pode indicar apenas um nome, em meio a uma sociedade formada por 6,5 milhões de pessoas, o que amplia a responsabilidade da escolha. 'Cada homenageado é um expoente dos seus setores e áreas de atuação, aumentando o significado desta Comenda, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo. São sementes de excelência, que fazem a diferença e contribuem para fazer de Santa Catarina o melhor estado para se viver', disse.