Apae
15/08/2013
Link copiado com sucesso!!!
PRÊMIO IGK DESTACA AÇÕES SOLIDARIAS EM SC
A família Kuerten promoveu na noite de ontem (13/08), em Florianópolis, o Prêmio IGK - A Grande Jogada Social. A 11ª edição do Prêmio reuniu no Teatro Pedro Ivo os finalistas da premiação que garante visibilidade a projetos, pessoas e instituições que desenvolvem trabalhos, em Santa Catarina, em prol da educação de crianças e adolescentes e inclusão social de pessoas deficientes, público atendido pela organização que leva o nome de Gustavo Kuerten.
A cerimônia revelou os vencedores nas categorias Jornalismo (Telejornalismo – Marcela Varasquim, Mídia Impressa – Grande circulação – Rosana Rosar, Pequena Circulação – Taiana Eberle e Outras Mídias – Róbinson Gambôa), Projetos Sociais – Arvorismo desenvolvido pelo Fisioterapeuta Ivan Carlos Pereira - APAE de Indaial o projeto Arvorismo oferece aos alunos com deficiência outra opção dereabilitação, inusitada em um ambiente aberto ao ar livre e ao mesmo tempo desafiador. Em forma de um trajeto específico e com equipamentos de segurança adequados, o praticante, junto com o instrutor, sobem até o topo das árvores e atravessam diversos obstáculos (Ivan Carlos Pereira), Ação Educativa – Bibliotecária Raquel Pacheco e professora Cristiane S. da Silveira e Responsabilidade Ambiental - com o Projeto Proteja a Vida– APAE Rio do Sul o Projeto Proteja a Vida. As ações desenvolvidas na área sócio ambiental tem o acompanhamento multiprofissional e acontecem nas turmas de Serviço Pedagógico Específico – Ocupacional, com atividades de reciclagem na rotina dos educandos. O Projeto conta com a parceria da UNIDAVI – Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí e do Hospital Regional Alto Vale. Cada criança que nasce no Hospital recebe como presente uma muda de planta, embalada em caixas de leite vazias que são reutilizadas e decoradas com Papel Reciclado, tudo produzido pelos educandos da APAE. As famílias têm como missão o cuidado com aquela planta, semelhante à nova vida que chega com o bebê (Danielle Radke). Além da premiação, a solenidade foi pontuada por apresentações surpreendentes das APAEs de Criciúma, Videira e Florianópolis, e uma performance dos educandos do Instituto Guga Kuerten.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrega do Prêmio Especial escolhido pela diretoria do IGK. Este ano os vencedores foram os irmãos Alex (21) e Alan de Carvalho (14), de Jaraguá do Sul. O irmão mais novo desistiu do sonho de se tornar jogador de futebol para colaborar no treinamento de bocha de Alex, vítima da paralisia cerebral. Com o comprometimento de Alan, Alex conquistou o terceiro lugar nas Paraolimpíadas Escolares. Em parceria com a APAE, a família Carvalho montou uma cartilha com figuras e fotos de pessoas para que Alex possa interagir com as pessoas, já que a doença comprometeu a comunicação oral. Os dois irmãos receberam o Prêmio das mãos da presidente do IGK, D. Alice Kuerten, de Guga e de Rafael Kuerten, presidente do Grupo Guga Kuerten que também homenagearam as empresas parceiras que viabilizam os projetos executados pelo IGK.
Com o fim das homenagens Fafá de Belém subiu ao palco para interpretar grandes sucessos.